Smartphone pessoal: a revolução tecnológica em curso

Mobile phones background. Pile of different modern smartphones.

 

O Smartphone está à mão, usamo-lo para tudo o que diz respeito na nossa vida diária: ligar à Mãe; procurar um canalizador; marcar consulta no dentista ou encontrar o restaurante certo para a ocasião especial.

A intenção fundamental de comunicar vai longe quando é certo que ao usar o Smartphone estamos instantaneamente a ligar-nos à rede pelo caminho que escolhemos, e que essa escolha é múltipla e encaixa nas nossas necessidades pontuais.

Esse lugar extenso que nos acompanha para todo lado, é acessado por nós sempre que necessário, sendo o Smartphone a via mais rápida de acesso. A forma como entramos também já não é anónima, para além da base de registo de propriedade, temos plataformas e redes sociais que nos reconhecem como o utilizador diferenciado daquele dispositivo, a nossa identidade é extensiva ao nosso Smartphone. No final do braço está a mão, e na nossa mão está mais ou menos tudo, por vias de acesso do aparelho mais popular e usado de momento.

O facto de ser a indústria tecnológica em expansão vertiginosa mais representativa de momento, faz-nos pensar que a par da democratização da Internet, corre também a democratização dos equipamentos e aplicações que acessem eficazmente a este lugar maior, onde cada vez mais nos movemos e agimos: a grande rede. E daí a pergunta ou debate atual no que diz respeito a este tema: estará o écran a tornar as pessoas menos sociais? As respostas não são absolutas nem consensuais. Com uma pista podemos contar: a revolução do Smartphone pessoal, tal como a anterior, do computador pessoal, veio mudar de forma irreversível o modo como nos relacionamos com nós próprios, com os outros e por fim como percepcionamos, organizamos e partilhamos informação.

Rita Bernardes
Copywriter/ Brand Developer @ Selmax

 

http://www.economist.com/news/leaders/21645180-smartphone-ubiquitous-addictive-and-transformative-planet-phones?fsrc=scn%2Ffb%2Fwl%2Fpe%2Fplanetofthephones

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Peça uma cotação