Para que é que o seu empregado usa o telefone?

Na era digital dos Os vários usos do smartphonedias de hoje e com a conectividade permanente à web assiste-se a uma nova patologia entre as pessoas: a ansiedade de estar sempre presente, conectado, de não perder a última informação do Facebook, Instagram, sites de notícias, etc. É uma imagem comum ver pessoas, enquanto aguardam por um transporte ou numa fila, passarem os dedos pelo seu mais recente smartphone para verem as últimas actualizações da sua rede de conhecimentos.
E no mundo laboral passa-se o mesmo: há sempre mais um email, mais um contacto de cliente, mais uma questão dum colega da qual se espera uma resposta imediata. E a ansiedade de estar sempre actualizado é uma realidade.

No entanto, os benefícios são inegáveis. A produtividade que smartphones, portáteis e tablets trouxeram ao ambiente de trabalho é uma mais valia do início deste século. E apesar do stress que agora está presente no dia-a-dia ninguém estaria disposto a voltar atrás, à era do fax e das cartas registadas.
É mais fácil responder a emergências, a prazos, a solicitações. E esta facilidade de conexão beneficia patrões e empregados.

Um estudo americano conclui que mais de 50% dos empregados deslocam-se em trabalho. No entanto, utilizam maioritariamente os seus equipamentos pessoais, como smartphones, para acompanhar o trabalho que vai sendo feito no escritório. No entanto, mais de 45% queixa-se de dificuldades em aceder a documentos e outras informações laborais: porque não existe uma política da empresa em colocar todos os documentos numa Cloud, que possa ser acedida de qualquer lugar.
Ou seja: há espaço para aumentar a produtividade dos funcionários. A facilidade da execução do trabalho passa hoje em dia pela acessibilidade às ferramentas e à informação. Não há razão para uma empresa não facilitar, desta forma, a forma de trabalho da sua equipa.

O estudo concluiu também uma ligação directa entre a satisfação e o empenho do funcionário com o acesso à informação da empresa de uma forma simples e móvel, pelo meio de equipamentos ligados à web: 51% afirmaram sentir-se mais produtivos quando conseguiam aceder à informação do seu trabalho através dum smartphone e 62% referiram maior satisfação laboral ao ter este tipo de acesso.

Já há muito que existe o conceito de atribuir telemóveis da empresa aos empregados, mas agora é muito mais do que o simples telefone. Há muito por onde pode melhorar a produtividade duma empresa e há várias ferramentas gratuitas que podem ajudar: mais um benefício do desenvolvimento tecnológico.

Cristina Dias
Business Development @ Selmax

 

http://mashable.com/2015/06/13/cellphone-laptop-happiness/

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Peça uma cotação