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Elevator Pitch – Ideias Que Marcam

BOLSA-DO-EMPREENDEDORISMO-03Desde o dia 25 de Janeiro e até 21 de Fevereiro de 2016 estão abertas as candidaturas ao programa da Comissão Europeia para apoiar empreendedores!

Saber mais: www.bolsadoempreendedorismo.pt

 

  • Desenha o futuro: desenvolve uma ideia de produto ou negócio que resolva um problema ou melhore claramente as formas actuais de o resolver;
  • Projecta no futuro o desenvolvimento da ideia, com o apoio de mentores, transformando-a num negócio;
  • Defende o modelo de negócio e o mérito da ideia. Convence investidores a apoiar o lançamento no mercado!

 

Bons negócios!

#2016PortugalMaior

Financiamento ao empreendedorismo tecnológico

callEstá aberta a 14ª Janela de Candidaturas ao programa de financiamento ao empreendedorismo tecnológico da Portugal Ventures.

Até ao dia 3 de Março!

 

Procuram-se empreendedores com projectos tecnológicos em fases iniciais do seu lançamento ou expansão e que estejam a apostar nas áreas de:

  • TICE e economia digital;
  • Ciências da vida e biotecnologia;
  • Exploração de recursos endógenos (energia, agronegócio, florestas e economia do mar), nanotecnologia e novos materiais;
  • Novas tecnologias para o turismo, viagens e lazer.

Procuram-se ideias diferenciadas, made in Portugal, que sejam escaláveis e competitivas no mercado global e sobre as quais possam ser definidos claramente direitos de propriedade.

Este é a 14ª Janela do Portugal Ventures! Desde a sua primeira ediçã foram já submetidos 910 projectos com um investimento potencial de mais de 500 milhões de Euros.

 

É a sua vez!

Mais informação em http://www.portugalventures.pt/en/content/call-entrepreneurship-2

 

Bons negócios!

#2016PortugalMaior

Quer saber o retorno do seu investimento em marketing digital? A SELMAX ajuda.

DMA-Median-ROI-by-Select-Direct-Media-Apr2015Fazer um orçamento de marketing não é fácil. Nós sabemos.

Entre catálogos, campanhas por carta, por email e telefone, sites, anuncios na web e na televisão, product placement, promoção, activação, ufa! as hipóteses são muitas e nem sempre está claro o retorno esperado de cada opção.

Tem um orçamento para marketing mas tem dúvidas sobre quanto deve gastar em cada canal? A SELMAX ajuda.

A Direct Marketing Association (DMA), monitoriza desde há vários anos o retorno de cada opção de investimento. As métricas da DMA, apesar de apenas indicativas, são um excelente ponto de partida para a tomada de decisões e seleccionamos aquelas que são os principais indicadores de sucessso numa campanha de marketing: o ROI (Return on Investment) e o CPA (Cost per Acquisition)

Deixamos abaixo as principais conclusões do relatório de Abril de 2015Quer apostar qual o canal que se mostra mais eficaz na recuperação do seu investimento em publicidade? Veja no final de tem razão.

 

ROI (Benchmarks):

  • Email marketing e newsletters: 21-23% (muito menor no caso de listas de prospeção compradas, vulgo bases de dados)
  • Telefone: 19-20%
  • Redes sociais: 15-17%
  • Anuncios em redes móveis: 12-14%
  • Pesquisas pagas: 9-10% (mais elevado quando as campanhas têm marca associada)
  • Anuncios web tradicionais: 6%

Custo de aquisição (CPA):

  • Anuncios web tradicionais: 41-50 USD
  • Pesquisas pagas: 21-30 USD (muito menor quando as pesquisas têm uma marca associada)
  • Correio normal: 19 USD
  • Redes sociais: 16-18 USD
  • Anuncios em redes móveis: 16-18 USD
  • Email marketing e newsletters: 11-15 USD (muito maior no caso de listas de prospecção compradas, vulgo bases de dados)

Conclusão:

As campanhas de marketing que comunicam conteúdos por email (newsletters), para listas de pessoas que pedem a informação voluntariamente, e juntam a isso uma acção nas redes sociais e nas redes móveis, recorrendo às pesquisas pagas relacionadas com marcas (e não palavras genéricas) são as que têm o retorno mais elevado.

 

O relatório completo pode ser consultado no link abaixo:

http://www.marketingcharts.com/traditional/direct-media-response-rate-cpa-and-roi-benchmarks-53645/

 

Design thinking

business-561388__180Comece nas necessidades do cliente e pense para trás, em como satisfazê-las

A frase, que é atribuída comummente a Steve Jobs, é uma máxima antiga dos negócios. O design é, numa definição livre, precisamente o “Como”.

design thinking é uma nova buzzword dos negócios. Pretende descrever o processo de ligação entre o design (o como) e a inovação (o novo ou a melhoria).

O design thinking é a habilidade de dar forma a um contexto em vez de tomá-lo como ele é. Ou seja, o conceito trata principalmente do que ainda não existe.

Enquanto processo o design thinking preocupa-se em resolver um problema que existe, com uma solução que ainda não existe… e é melhor que as já existentes. É um processo que valoriza a prototipagem, a construção e realização de ideias inovadoras, tirando-as do papel.

 

Porque é que as empresas devem estar atentas?

Porque a inovação empresarial é normalmente reactiva. É uma resposta. Pretende adaptar a empresa a cenários complexos, onde hábitos e preferências de consumidores e clientes mudam com frequência, mas não pretende mudar esses hábitos e preferências propositadamente. E por isso, a inovação tradicional é vulnerável ao tempo e ao risco do negócio.

 

O processo de design thinking foca novas soluções melhoradas ou radicais. Novas experiências estéticas e funcionais. E em colaboração com o utilizador, que participa do processo de prototipagem e testes em fases muito prematuras do desenvolvimento dos produtos ou serviços. Envolvendo-o quando ainda se discute a possibilidade e criando em conjunto aquilo que será a futura oportunidade de negócio. E não o contrário.

Num mundo de possibilidades alargadas, nem sempre os utilizadores sabem o que querem. E por isso o futuro é das empresas que consigam traduzir os seus activos e competências em surpresas funcionais e afectivas para os seus consumidores.

 

Como implementar uma estratégia de desing thinking eficaz?
Valorizando os seus talentos e recursos, fazendo perguntas-chave, criando hipóteses, testando protótipos rápidos (mesmo que não sejam finais nem perfeitos), materializando soluções e testando-as com os utilizadores.

E reservando tempo para que tudo isto possa ser feito de forma contínua. O maior investimento que pode fazer na sua empresa, nos seus produtos e no seu futuro é tempo. O seu, o dos seus colaboradores e dos seus parceiros.

 

Quer saber mais? Este manual pode ajudá-lo a começar. Se quer saber mais contacte-nos.

https://dschool.stanford.edu/sandbox/groups/designresources/wiki/36873/attachments/74b3d/ModeGuideBOOTCAMP2010L.pdf?sessionID=2f58897684fb982484d0df8fbb73761194ef1158

 

Conhece o Manual de Oslo?

Conhece o Manual de Oslo? Manual de OsloO Manual de Oslo é a fonte internacional mais importante de diretrizes para a colecta e uso de dados sobre as actividades de inovação na indústria.

Porque é que isto é importante? Porque se estiverem 10 pessoas numa sala, haverá normalmente 10 definições diferentes sobre o que é inovação e como se demarca. Por isso estabeleceram-se algumas normas comuns que permitem que o diálogo seja mais simples.

Empresas e empreendedores devem ter em atenção que este é o instrumento de base, dos sistemas de incentivos nacionais e comunitários, para avaliar o nível de inovação de um projecto ou actividade.

 

Deixamos aqui o que, no manual, se entende por inovação:

“Uma inovação é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo, método de marketing ou modelo organizacional numa prática de negócio, organização ou nas relações entre entidades.”

 

E então? A sua ideia é inovadora?

 

Quem tiver curiosidade em conhecer todo o manual pode seguir este link:

http://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/oslo-manual_9789264013100-en

 

 

Primeiros concursos do ano: financiamento e incentivos

compete2020Abriram os primeiros concursos do ano.
Financiamento e incentivos para projectos de inovação produtiva e empreendedorismo qualificado!
Até 31 de Março.
Aviso 02/SI/2016
Aberto Aviso para Apresentação de Candidaturas – Sistema de Incentivos | Empreendedorismo Qualificado e Criativo
Aviso 01/SI/2016
Aberto concurso para Apresentação de Candidaturas – Sistema de Incentivos “Inovação Produtiva”

#2016PortugalMaior

Editorial:
bulbAno novo… vontades novas!
O início de cada ano é frequentemente acompanhado pelo impulso de mudança, pelo desejo de construir sucessos sobre o que correu bem no ano anterior e corrigir os erros com os quais se espera ter aprendido algo no passado.
Durante este ano queremos ajudar a manter viva esta chama nos empresários, empreendedores e investidores em Portugal.
Periodicamente, vamos fazer-lhe chegar informação sobre negócios, projectos, oportunidades de financiamento e sobre as pessoas e as empresas que inovam Portugal. E também queremos que conheça as nossas ideias e projectos.
Empresas que dialogam e cooperam podem fazer a diferença.
Ideias inovadoras podem tornar 2016 um ano marcante e Portugal um país um pouco maior.
Maior nas inovação.
Maior na criação de valor.
Maior no mercado global e na universo digital.
Bom ano e bons negócios!
#2016portugalmaior

 

Prepare-se, garanta os recursos financeiros e transforme os seus projectos inovadores em realidade em 2016
moneyNeste primeiro trimestre de 2016, espera-se a abertura de novas oportunidade de financiamento a empresas no âmbito do PORTUGAL2020. Mantenha-se informado e acompanhe as oportunidades publicadas em http://www.poci-compete2020.pt/.
Novos investimentos, novos produtos, melhores processos, qualidade, internacionalização ou formação profissional são áreas que podem ser apoiadas e para as quais milhares de empresas nacionais já conseguiram no passado apoios significativos. Se já tem uma ideia de negócio ou produto preparada, não deixe de aproveitar os apoios disponíveis.
E acompanhe esta publicação para conhecer os concursos abertos a cada momento.
Se quiser saber mais, contacte-nos.
#2016portugalmaior

 

Já tem um projecto apoiado por fundos comunitários mas precisa de capital adicional para financiar o investimento em activos fixos e fundo de maneio?
loudOs sistemas de incentivos apoiam as empresas nacionais e são uma oportunidade única que tem de ser aproveitada. Mas nem sempre chega! Muitas empresas têm enfrentado dificuldades na obtenção de recursos complementares aos fundos públicos e comunitários.
Projectos que demonstrem ser viáveis e globalmente competitivos podem, felizmente, ter acesso a alternativas. Fundos de investimento nacionais e internacionais, sociedades de capital de risco, business angels e mesmo a banca comercial e de investimento são opções viáveis.
Mas as ideias inovadoras e os produtos com potencial de sucesso requerem sobretudo capitais próprios. E na SELMAX acreditamos que as empresas nacionais, pequenas, médias e grandes, precisam de aumentar a intensidade de capitais próprios investidos, aumentar a sua dimensão média e as suas competências disponíveis para poderem alcançar eficazmente o mercado global.
Quer saber mais? Contacte-nos.
#2016portugalmaior

 

Indique a informação que considera mais importante e assim podemos produzir melhor.

phoneQueremos, a cada número e a cada envio, melhor a qualidade da informação que produzimos. E para isso precisamos de saber quais as áreas que considera prioritárias para si e para a sua empresa.

 

Dinis Martins

Partner

Nota final: os autores desta optam pela sua redacção na ortografia antiga.

 

A Selmax tem uma nova equipa de consultoria

DM

 

A SELMAX cresceu e fez nascer uma nova equipa.

Uma equipa focada na prestação de serviços de gestão e criação de valor para o sector empresarial produtivo e para os empreendedores e organizações envolvidas no sistema científico e tecnológico nacional.
Uma equipa focada na mobilização de talentos, competências e recursos técnicos e financeiros para projectos de investimento e processos de modernização empresarial.
Uma equipa que acredita nas novas ideias e nos talentos emergentes nas universidades, nos centros de investigação, nas PME’s e nas grandes estruturas empresariais nacionais e estrangeiras. Que acredita que é preciso estimular a inovação e o empreendedorismo, apoiando a produtização, o lançamento e o marketing de novos produtos à escala global.

Criámos serviços para criar, desenvolver e apoiar o financiamento de ideias e negócios que contribuam para a construção de cadeias de valor sólidas e sustentáveis em mercados e segmentos emergentes de elevado potencial, em Portugal e no estrangeiro.

Mobilizar recursos. Assegurar financiamento. Encontrar talentos. Estimular ideias. Criar negócios.
Uma equipa de consultores. Para criar valor.

Dinis Martins

Partner

Novo projecto Selmax – CMAS-Systems

cmas-systems

A Selmax anuncia o seu mais recente projecto: o desenvolvimento de website para a CMAS-Systems, empresa focada no negócio das telecomunicações, com projectos implementados por toda a Europa e com provas dadas na qualidade dos serviços prestados: constou no relatório 2015 EMEA 500 Technology Fast Track da Deloitte, estando em 5º lugar no ranking Português.

A CMAS sentia a necessidade de modernizar a sua plataforma online de forma a adequar a sua imagem à qualidade e inovação dos serviços que presta aos seus clientes. Por isso a Selmax desenvolveu um novo website, em WordPress, adaptável a todos os dispositivos e preparado para quaisquer actividades de comunicação e de divulgação online que a CMAS pondere executar no futuro.O desenvolvimento tecnológico dos nossos dias não permite a nenhuma empresa manter-se ausente do mundo digital. A CMAS Systems, como empresa inovadora e de serviços de qualidade de destaque compreende esta necessidade. Foi com satisfação que a Selmax pôde acompanhar este projecto, fazendo a diferença nesta nova fase de apresentação do grupo CMAS.

Feliz Ano Novo! E novas surpresas para breve…

 

fogodeartificio

É com espírito de entusiasmo e com vontade de novos projectos que a Selmax inicia o novo ano de 2016. Muitas surpresas se avizinham e a Selmax tem muitas novidades que espera partilhar em breve com os seus clientes.

Porque é o principal objectivo da Selmax apoiar a expansão e desenvolvimento das empresas com as quais trabalha e por isso estamos continuamente a desenvolver novos serviços e a estudar novas soluções adequadas às mudanças repentinas que assistimos continuamente nos dias de hoje.

Como tem vindo a ser habitual, continuamos a apostar na presença web dos nossos clientes. No entanto, para se manter um nível ideal de competitividade é necessário dinamizar o trabalho feito. Já tem um website? Não chega: a competição é feroz no mundo digital e os seus concorrentes desafiam todos os dias a nossa imaginação com novas técnicas de expansão comercial:

  • tem a informação do seu site actualizada com os seus últimos produtos e serviços?
  • o seu website é compatível com smartphones?
  • já comunica com os seus clientes nas redes sociais e por email ou newsletter?
  • utiliza o AdWords e todas as vantagens que permite em matéria de pesquisas no Google?
  • considera que a sua imagem e comunicação, no geral, poderia ser modernizada?

Estas e outras questões já lhe deverão ter surgido. Porque não nos manda um email? Podemos fazer uma análise da sua situação com um orçamento para melhor estruturar a sua estratégia de 2016.

Muito se pode ainda fazer pela presença digital dos nossos clientes. Mas, como dissemos no ínicio, novidades estão para breve e a Selmax vai passar para além da web.

Esteja atento.

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