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Email Marketing: as 10 razões pelas quais vale a pena!

mail“ E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos […]” fonte: Wikipedia

 

Logo após a sua generalização como canal de comunicação ainda no início dos anos 90, o email tornou-se uma das mais utilizadas ferramentas de marketing directo. Passadas duas décadas ainda é a forma mais eficaz de marketing directo, com uma taxa de conversão muito superior a outros canais concorrentes e mais em “moda” como as redes sociais, a publicidade nas redes sociais, a publicidade em motores de busca ou os anúncios na internet.

 

O que explica a longevidade do Email marketing como estratégia eficaz de marketing directo?

 

Fizemos o nosso trabalho de casa e analisámos alguns dos relatórios de referência para benchmarking que vão sendo produzidos regularmente. Quer o State of Inbound 2015, como o State of Email marketing e o 2015 Email Marketing Metrics Benchmark Study apontam algumas pistas.

 

 

Seleccionámos as 10 razões que nos parecem mais relevantes. E que pensamos serem mais do que suficientes para continuar a publicar a sua newsletter e não por o orçamento todo do seu dep. de marketing a gerar “Likes”.

  1. As pessoas gostam de histórias

Conteúdos interessantes, curiosidades inúteis mas divertidas e casos de sucesso e fracasso (os dois!) retêm a atenção. E criam uma relação entre o receptor e o emissor. Não, não tem de estar sempre a dizer “Compre já” e “Clique aqui”. Conte histórias. Divirta. E divirta-se.

  1. O email é pessoal

A comunicação personalizada é bem-vinda. Os emails devem ser apontados aos interesses e preferências do destinatário. E é preciso não esquecer que a caixa de correio é pessoal, é um espaço de privacidade. Respeite o destinatário. Segmente. Pergunte o que ele quer receber. Seja simpático. Desafie-o a pedir mais informação. Mas sempre de forma pessoal. E no quadro da etiqueta, normas e procedimentos do canal (sim, porque há).

  1. O email é o principal organizador de tarefas nas vida pessoal e empresarial

A maioria das pessoas vê o seu email todos os dias, várias vezes ao dia, e a plataforma de email está normalmente integrada com o calendário, agenda e gestor de tarefas. Se o seu receptor o considerar interessante vai facilmente integrá-lo. Se for um “chato” vai perder rapidamente este espaço. Mas achar que não vale a pena estar presente…. not a great plan.

  1. Barato

O email marketing é barato. Mesmo barato. Mais barato é quase impossível. Em termos relativos, face a outras estratégias e em termos absolutos, face à sua carteira. Com o email marketing não tem de se preocupar com compras de media como na rádio ou na TV, com custos de impressão de postais, cartazes ou folhetos… só tem de produzir conteúdos de qualidade. Sobre a sua marca, a sua empresa e as coisas que faz bem e sabe porquê.

Além disso, existem software de marketing automation que junta o email a outros serviços de automation (como CRM), como é o caso do Marketo, HubSpot e outros.

  1. Resposta imediata

O receptor de um email interessante fica imediatamente convocado a responder sem a necessidade de “botões de acção”. Sem a concorrência de outras solicitações, durante o tempo de leitura. Simplesmente porque um email interessante, uma carta bonita se quiserem, merece resposta. Porque é simplesmente, boa educação.

  1. Mede-se = Gere-se

O email é o um dos melhores canais para medir o desempenho e as métricas, para perceber se estamos a ir ao encontro dos objectivos da campanha. A taxa de entrega, taxa de abertura e taxa de cliques são algumas das métricas principais que se podem analisar no email marketing, juntamente com testes A/B, tempos de leitura, eficácia de CTA’s, etc. E se dá para medir, dá para gerir. Empodera. Permite avaliar se vale a pena. E isto é muito mais do que normalmente lhe oferecem em outros meios.

  1. Memória

O email pode ser guardado, transportado, partilhado ou até mesmo arquivado, como uma revista ou um livro. Pode ser lido e relido. Deixa uma memória para mais tarde recordar ou pode ser transformado numa tarefa para mais tarde realizar. Sem perda de qualidade. Sem custos. Ou seja, gera múltiplas oportunidades para a ter a atenção do receptor sem o tratar como um idiota com memória de peixe.

  1. Multimedia

O email marketing, como canal, permite a utilização de conteúdos escritos, imagem, video e animações como qualquer outro canal mais recente. Ou seja, tem-se mostrado tecnologicamente flexível e suporta toda a vasta gama de recursos de captação da atenção do receptor que as outras plataformas utilizam.

  1. Rastreável.

É desagradável ser abordado de forma pessoal e depois… não saber nada sobre quem nos contactou. Ou porque sabe bem saber depois quem foi o desconhecido que ofereceu flores. O email marketing permite rastrear o emissor. Responder. Recontactar. Permite partilhar detalhes de contacto por outros canais, sem a necessidade de resposta imediata. Gera confiança. Outras ferramentas mostram muito maior opacidade e por vezes é mesmo quase impossível ter um telefone de contacto para responder a uma abordagem inicial.

  1. Como eram 10…. Inovador e disruptivo

Esta agora apanhou-vos. Já na sua idade adulta, 3 décadas depois da generalização, o email pode ser inovador e disruptivo? Pode. A integração de novas tecnologias com o email está a torná-lo cada vez mais eficaz. Deixamos alguns exemplos: 1) facturas electrónicas inteligentes, interactivas e que permitem automação e acções one-clique; 2) emails que integram conteúdos com os quais se interage por toque no ecrã; 3) integração do mail com a gestão de projectos e tarefas, sem perda do mail como elemento de validação de base. Porque ninguém lhe vai enviar comunicação importante, oficial, por skype ou whatsapp para já (análises clínicas, facturas, propostas, etc.)

 

Por isso, perceba se a sua comunicação por mail está bem estruturada, bem escrita, se é interessante e se transmite o que quer dizer.

Porque ainda vamos ter email durante muito tempo. E vai ser cada vez melhor, mais funcional e mais integrado nas nossas vidas.

 

 

Decida como o quer usar de forma a beneficiar o seu negócio.

E bons negócios.

 

 

 

O Estado do Inbound 2015

Sabe o que é o Inbound marketing? É o conjunto de estratégias de atracção de clientes através de conteúdos úteis que os levam a procurar a sua empresa de livre vontade, como os websites, newsletters e outras formas de produção de conteúdos. 

Todos os anos a HubSpot entrevista milhares de marketeers e responsáveis de vendas de empresas de todo o mundo, questionando-os sobre as suas prioridades, os desafios que enfrentam e as tácticas de inbound marketing que utilizam. O resultado é publicado no relatórios State of Inbound e foi recentemente publicado o relatório de 2015.

Quase 4000 responsáveis responderam ao inquérito de 2015, em 150 países. A maior parte trabalha em negócios B2B, PME que facturam menos de 1 milhão de USD por ano.

As conclusões deste trabalho são provavelmente o documento mais importante que vai ler hoje.

De forma muito resumida, conclui-se que a verdade é que marketeers e vendedores em todo o mundo trabalham normalmente com informação de muito má qualidade, dados inúteis e relatório inadequados, o que torna difícil a transformação de informação em leads.

Raramente as estratégias de marketing estão alinhadas com os interesses dos vendedores. Por exemplo, é comum a comunicação com segmentos não trabalhados pelos vendedores ou a produção de informação inútil para as vendas ou a ineficácia das vendas em produzir informação para o marketing (recolha de dados);

Neste contexto o inbound marketing ainda é a estratégia mais comummente utilizada pelas PME, ou seja, é a resposta moderna das PME aos grandes orçamentos de publicidade das grandes empresas.

E estas foram as 7 conclusões mais importantes retiradas pela HubSpot:

  1. 3 em cada 4 marketeers prioriza o inbound em relação ao outbound. No caso das PME, mais de 85% utiliza o inbound, contra menos de 15% no caso do outbound. O principal objectivo a atingir é sempre conseguir leads e transformá-las em negócio. A maior preocupação que têm é justificar o ROI dos seus investimento e gerir o website da empresa de forma adequada.
  2. Todos os marketeers acreditam que a publicidade (na TV, revistas ou internet) é a táctica mais sobrevalorizada de marketing (e menos eficaz face ao seu preço), seguida de perto pela publicidade nas redes sociais. Mas curiosamente a maioria das empresas está mais preocupada em conseguir novas leads do que em reduzir o custo por lead.
  3. É a capacidade de calcular o ROI do marketing que permite ter orçamento para acções de marketing. Mas quase ninguém calcula o ROI das suas campanhas!
  4. O inbound marketing não oferece garantias de sucesso. Mas é muito mais fácil de gerir em termos de acções e orçamento. Na maioria das empresas é o staff interno que escreve os conteúdos, mas o outsourcing já representa mais de 35% das escolhas.
  5. Todos os sectores de actividade (todos!) e tipos de empresa (B2B, B2C, até sem fins lucrativos) dão prioridade ao inbound em relação ao outbound. E em todos os casos, quando é calculado o ROI do investimento, o retorno do inbound é quase 3x superior ao outbound.
  6. A definição de SLA entre o Marketing e as Vendas aumenta o ROI do investimento realizado. Ou seja, as campanhas funcionam melhor quando o marketing não trata delas sozinho e tem a colaboração das Vendas, no quadro de acordos bem definidos quando a responsabilidades… e orçamentos.

Na próxima semana daremos as conhecer as conclusões do relatório sobre os departamentos de vendas. Não perca!

Como a China está a mudar a Internet

A China é conhecida pelos seus produtos baratos e pelas suas lojas presentes em todas as cidades. Infelizmente é também conhecida como um dos países mais restritivos em termos de liberdade de comunicação e violação dos direitos humanos.

No entanto, também na China está a acontecer uma revolução tecnológica. Tanto no hardware como no software: já se sabe que as grandes marcas de tecnologia deslocaram os seus meios de produção para a China (como a Apple), mas o desenvolvimento a nível de software está a tomar contornos que só seriam possíveis num país como a China.

Quer saber mais? Veja o video da New York Times no link abaixo:

http://www.nytimes.com/video/technology/100000004574648/china-internet-wechat.html?smid=fb-share

 

 

Milionário oferece internet 4G na India

Internet gratuita para quase um bilião de pessoas na India: é o que um milionário irá disponibilizar naquele país até Dezembro deste ano. A partir daí custará o equivalente a 1,49€ por mês.

Internet 4G por 1,49€ por mês.

O milionário Mukesh Ambani é o CEO da Reliance Industries e vai criar uma nova rede que disponibilize internet ultra-rápida a todos os habitantes da India. Pode saber mais aqui.

A internet está a chegar a todas as pessoas do mundo a uma velocidade estonteante. Mudará irremediavelmente a forma como o Homem vive e interage com o meio que o rodeia. Como estará o mundo daqui a 5, 10 anos é neste momento uma incógnita. As possibilidades de desenvolvimento são infinitas.

 

Novo projecto Selmax – Barratrans

A Selmax quer anunciar o seu mais recente projecto: desenvolvimento de website para a Barratrnas.

A Barratrans oferece serviços na área de transportes desde 1998: com especial destaque para as rotas entre Portugal e Inglaterra, fornecem um suporte completo, desde a estruturação do serviço até à entrega da carga no destino, com uma frota certificada e equipada com equipamentos GPS para acompanhamento permanente.

O projecto que a Selmax desenvolveu nasceu da necessidade da Barratrans possuir uma imagem de referência no meio digital, imagem que fizesse justiça ao seu extenso leque de serviços e quase 20 anos de profissionalismo.

Saiba mais sobre os serviços da Barratrans, visite o website e  saiba mais sobre esta empresa de referência no serviço dos transportes internacionais em Portugal.

TomTom expande área de negócio

A Tomtom é um exemplo de como uma empresa se transforma para se adaptar às exigências de mercado. Com a vulgarização dos smartphones com o acesso facilitado a apps de mapas, houve um decréscimo na venda de artigos de sistema de navegação autónomos.

Isto poderia ter sido fatal para a Tomtom, mas a empresa conseguiu inovar e apresentar produtos competitivos na área dos wearables pessoais: com o conhecimento técnico adquirido ao longo dos anos como líder de mercado, desenvolveu equipamentos que permitem medir vários parâmetros para quem pratica exercício físico ou para quem quer só acompanhar o dia a dia: nº de passos, qualidade do sono, batimento cardíaco, sono – à prova de água.

Em 10 anos as necessidades dos consumidores mudaram radicalemte. As empresas que se irão manter serão aquelas que estão atentas a estas mudanças do mercado e que estão aptas a transformarem-se e a mudarem.

FINANCIAMENTO A PROJECTOS DE TURISMO


logoO sector do turismo tem vindo a ganhar peso na economia nacional e afirma-se hoje como uma das áreas onde as empresas nacionais são mais competitivas à escala global.

 

O ano de 2016, tal como já havia acontecido em 2015, está a ser extremamente positivo para o sector nacional do turismo.

 

  • As taxas de ocupação em quartos de hotel mantém-se elevadas e em máximos históricos;
  • O crescimento da procura tem vindo a motivar uma recuperação dos preços médios por serviço, aumento o valor gerado.
  • Está quase a ser ultrapassada a fasquia dos 50 milhões de dormidas, facto para o qual contribui a divergência para Portugal de turistas que procuravam outros destinos mediterrânicos.
  • O peso do turismo no PIB mantém-se em crescimento, mas o contributo do sector para o equilíbrio externo cresceu muito significativamente, especialmente num contexto de desaceleração (ou retracção) das exportações em outros sectores.

 

Portugal é extremamente competitivo na oferta de turismo e o crescimento do sector gera externalidades positivas em múltiplos sectores tradicionais e não tradicionais.

 

Os empresários do sector que pretendam investir em projectos inovadores de turismo têm ao seu dispôr múltiplas opções de apoio ao investimento que visam promover o crescimento de uma oferta futuristic de qualidade e reduzir o risco associado ao negócio:

 

  • Até 15 de Setembro, as empresas com projectos inovadores de criação ou expansão da sua oferta de produtos e serviços de turismo beneficiam da linha de apoio a Projectos de Execução Rápida no âmbito do PT2020. Os projectos podem ser apoiados até 60% das despesas elegíveis e devem ser terminados num prazo de 12 meses.
  • Até 30 de Setembro, o PT2020 tem abertas as linhas de apoio a projectos de Inovação Produtiva e a projectos de Empreendedorismo Qualificado, em ambos os casos, tendo o turismo como um dos sectores prioritários. As empresas devem demonstrar o carácter inovador dos seus projectos.
  • Até Dezembro de 2017, as empresas de Turismo que estão a equacionar lançar um negócio neste sector têm ainda acesso a crédito bonificado no âmbito da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 2016. Podem ser financiados projectos de investimento que se traduzam na criação de empreendimentos turísticos inovadores ou a requalificação de empreendimentos turísticos, assim como no desenvolvimento de projetos na área da animação turística e da restauração. Este instrumento financia um valor máximo de 75% do investimento elegível.

 

As opções existem e devem ser consideradas pelos empresários do sector no lançamento de novas iniciativas de negócio. O acesso a financiamento barato ou mesmo a fundo perdido possibilita forte redução dos riscos de negócio e uma posição competitiva favorável face a concorrentes menos atentos.

 

Precisa de mais informação? Contacte-nos!

 

Bons negócios!

Novo projecto Selmax – Happy Comfort

A Selmax tem o prazer em anunciar mais um caso de sucesso: Happy Comfort.

A Happy Comfort presta serviços de apoio a dependentes e assistência ao domícilio. Localizada em Telheiras, presta serviços em toda a zona de Lisboa.

Quando contactou a Selmax, a Happy Comfort sentia a falta duma presença digital que auxiliasse à divulgação dos seus serviços na internet, com destaque para a zona geográfica da Grande Lisboa: um desafio que a Selmax aceitou com entusiasmo.

Desde o desenvolvimento da imagem até a consolidação da presença digital, a Selmax disponibilizou os seus serviços na área de desenvolvimento de marca e neste momento a Happy Comfort é já um nome de referência na sua área de negócio.

No desenvolvimento da imagem de marca e design de logotipo, a Selmax idealizou um conceito que permitisse uma rápida identificação dos serviços prestados pela Happy Comfort, fortalecidos pelos valores de contacto solidário e humano.

Na área digital, o website foi desenvolvido com base numa estrutura intuitiva e fácil de utilizar, de forma a que o utilizador encontrasse facil e rapidamente a informação que precisava, com várias formas de contacto disponível para assim poder adquirir os variados serviços da Happy Comfort. Foi também estruturada uma campanha base de AdWords de forma a mobilizar as actividades de marketing e assim ficar mais próximo de quem precisa.

É por isso com gosto que anunciamos mais um caso de sucesso: a Happy Comfort pode assim continuar a disponibilizar os seus serviços de qualidade aos seus clientes, apoiando-se numa comunicação estratégica e eficaz.

A Selmax faz 4 anos!

Mais um ano passou na vida da Selmax.

No dia a dia, entre os projectos de desenvolvimento de negócio dos nossos clientes, nem damos pelo tempo a passar. Mas já fizemos 4 anos: que é uma bonita idade.

Em 2012, em Maputo, a Selmax começou pelos serviços de consultoria comercial: a prestar apoio às empresas que precisavam de um parceiro estratégico na expansão comercial dos seus negócios. Parcerias que ainda hoje mantemos.

Em 2014, adicionámos os serviços de consultoria digital: num mundo tão fortemente globalizado, com uma vertente maioritariamente digital, fez todo o sentido prestar também esse apoio aos nossos clientes. Os casos de sucesso que daí resultaram comprovaram a importância da presença digital para o desenvolvimento sustentável de qualquer empresa no século XXI. Continuará a ser o core business da Selmax: a expansão duma empresa passa pela internet e nós queremos ajudar.

Em 2016, adicionámos os serviços de consultoria de gestão e de suporte aos concursos de apoio ao investimento em inovação e empreendedorismo. Oportunidades de expansão e de suporte aos negócios existem e a Selmax disponibiliza todo o apoio a estes processos: desde a análise do projecto, elaboração de candidaturas e acompanhamento a longo prazo.

O futuro não o podemos prever. Mas sentimos diariamente as oportunidades de desenvolvimento que existem para as empresas e tentamos, incansavelmente, prestar o apoio aos desenvolvimento e expansão empresarial. Um apoio que faça a diferença e que dê resultados efectivos aos nossos clientes.

Com presença global, do Reino Unido a Moçambique, com clientes do Norte a Sul do país: o mundo do desenvolvimento económico não tem fronteiras e a Selmax sabe como encurtar distâncias e optimizar caminhos.

Caminhos de sucesso. Para nós e para os nossos clientes: os parabéns não são apenas para a Selmax.

INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO: NOVOS CONCURSOS

compete2020Abriram finalmente os (muito) esperados concursos do PT2020 no âmbito do apoio à modernização e internacionalização de empresas.

Pretende investir em internacionalização, economia digital, marketing internacional, qualidade, distribuição ou formação e procura apoios?

 

A SELMAX ajuda!

  • Se seguir os links abaixo pode saber mais sobre os concursos actualmente abertos.
  • Se nos contactar, teremos todo o gosto em ajudá-lo a compreender como pode beneficiar destes apoios.
  • E ainda produzimos para si o guia “APOIO A INTERNACIONALIZAÇÃO/QUALIFICAÇÃO: COMO FUNCIONA?”. Contacte-nos e enviamos gratuitamente para o seu endereço de correio electrónico.

 

Os projectos podem ser apresentados até 31 de Outubro de 2016 e a taxa de financiamento pode chegar até 45%, a fundo perdido.

 

Bons negócios!

#2106portugalmaior

 

 

Aviso 18/SI/2016

Aberto concurso para Apresentação de Candidaturas – Sistema de Incentivos “Qualificação das PME”

Tipos de projectos:

  • Inovação organizacional e gestão
  • Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC)
  • Criação de marcas e design
  • Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos
  • Proteção de propriedade industrial
  • Qualidade
  • Transferência de conhecimento
  • Distribuição e logística
  • Eco-inovação
  • Formação profissional

 

 

Aberto concurso para Apresentação de Candidaturas – Sistema de Incentivos “Internacionalização das PME”

Tipos de projectos: 

  • O conhecimento de mercados externos;
  • A presença na web, através da economia digital;
  • O desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
  • A prospeção e presença em mercados internacionais;
  • O marketing internacional;
  • A introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas;
  • As certificações específicas para os mercados externos.

 

 

 

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