FINANCIAMENTO A PROJECTOS DE TURISMO


logoO sector do turismo tem vindo a ganhar peso na economia nacional e afirma-se hoje como uma das áreas onde as empresas nacionais são mais competitivas à escala global.

 

O ano de 2016, tal como já havia acontecido em 2015, está a ser extremamente positivo para o sector nacional do turismo.

 

  • As taxas de ocupação em quartos de hotel mantém-se elevadas e em máximos históricos;
  • O crescimento da procura tem vindo a motivar uma recuperação dos preços médios por serviço, aumento o valor gerado.
  • Está quase a ser ultrapassada a fasquia dos 50 milhões de dormidas, facto para o qual contribui a divergência para Portugal de turistas que procuravam outros destinos mediterrânicos.
  • O peso do turismo no PIB mantém-se em crescimento, mas o contributo do sector para o equilíbrio externo cresceu muito significativamente, especialmente num contexto de desaceleração (ou retracção) das exportações em outros sectores.

 

Portugal é extremamente competitivo na oferta de turismo e o crescimento do sector gera externalidades positivas em múltiplos sectores tradicionais e não tradicionais.

 

Os empresários do sector que pretendam investir em projectos inovadores de turismo têm ao seu dispôr múltiplas opções de apoio ao investimento que visam promover o crescimento de uma oferta futuristic de qualidade e reduzir o risco associado ao negócio:

 

  • Até 15 de Setembro, as empresas com projectos inovadores de criação ou expansão da sua oferta de produtos e serviços de turismo beneficiam da linha de apoio a Projectos de Execução Rápida no âmbito do PT2020. Os projectos podem ser apoiados até 60% das despesas elegíveis e devem ser terminados num prazo de 12 meses.
  • Até 30 de Setembro, o PT2020 tem abertas as linhas de apoio a projectos de Inovação Produtiva e a projectos de Empreendedorismo Qualificado, em ambos os casos, tendo o turismo como um dos sectores prioritários. As empresas devem demonstrar o carácter inovador dos seus projectos.
  • Até Dezembro de 2017, as empresas de Turismo que estão a equacionar lançar um negócio neste sector têm ainda acesso a crédito bonificado no âmbito da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 2016. Podem ser financiados projectos de investimento que se traduzam na criação de empreendimentos turísticos inovadores ou a requalificação de empreendimentos turísticos, assim como no desenvolvimento de projetos na área da animação turística e da restauração. Este instrumento financia um valor máximo de 75% do investimento elegível.

 

As opções existem e devem ser consideradas pelos empresários do sector no lançamento de novas iniciativas de negócio. O acesso a financiamento barato ou mesmo a fundo perdido possibilita forte redução dos riscos de negócio e uma posição competitiva favorável face a concorrentes menos atentos.

 

Precisa de mais informação? Contacte-nos!

 

Bons negócios!

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Peça uma cotação