Email Marketing: as 10 razões pelas quais vale a pena!

mail“ E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos […]” fonte: Wikipedia

 

Logo após a sua generalização como canal de comunicação ainda no início dos anos 90, o email tornou-se uma das mais utilizadas ferramentas de marketing directo. Passadas duas décadas ainda é a forma mais eficaz de marketing directo, com uma taxa de conversão muito superior a outros canais concorrentes e mais em “moda” como as redes sociais, a publicidade nas redes sociais, a publicidade em motores de busca ou os anúncios na internet.

 

O que explica a longevidade do Email marketing como estratégia eficaz de marketing directo?

 

Fizemos o nosso trabalho de casa e analisámos alguns dos relatórios de referência para benchmarking que vão sendo produzidos regularmente. Quer o State of Inbound 2015, como o State of Email marketing e o 2015 Email Marketing Metrics Benchmark Study apontam algumas pistas.

 

 

Seleccionámos as 10 razões que nos parecem mais relevantes. E que pensamos serem mais do que suficientes para continuar a publicar a sua newsletter e não por o orçamento todo do seu dep. de marketing a gerar “Likes”.

  1. As pessoas gostam de histórias

Conteúdos interessantes, curiosidades inúteis mas divertidas e casos de sucesso e fracasso (os dois!) retêm a atenção. E criam uma relação entre o receptor e o emissor. Não, não tem de estar sempre a dizer “Compre já” e “Clique aqui”. Conte histórias. Divirta. E divirta-se.

  1. O email é pessoal

A comunicação personalizada é bem-vinda. Os emails devem ser apontados aos interesses e preferências do destinatário. E é preciso não esquecer que a caixa de correio é pessoal, é um espaço de privacidade. Respeite o destinatário. Segmente. Pergunte o que ele quer receber. Seja simpático. Desafie-o a pedir mais informação. Mas sempre de forma pessoal. E no quadro da etiqueta, normas e procedimentos do canal (sim, porque há).

  1. O email é o principal organizador de tarefas nas vida pessoal e empresarial

A maioria das pessoas vê o seu email todos os dias, várias vezes ao dia, e a plataforma de email está normalmente integrada com o calendário, agenda e gestor de tarefas. Se o seu receptor o considerar interessante vai facilmente integrá-lo. Se for um “chato” vai perder rapidamente este espaço. Mas achar que não vale a pena estar presente…. not a great plan.

  1. Barato

O email marketing é barato. Mesmo barato. Mais barato é quase impossível. Em termos relativos, face a outras estratégias e em termos absolutos, face à sua carteira. Com o email marketing não tem de se preocupar com compras de media como na rádio ou na TV, com custos de impressão de postais, cartazes ou folhetos… só tem de produzir conteúdos de qualidade. Sobre a sua marca, a sua empresa e as coisas que faz bem e sabe porquê.

Além disso, existem software de marketing automation que junta o email a outros serviços de automation (como CRM), como é o caso do Marketo, HubSpot e outros.

  1. Resposta imediata

O receptor de um email interessante fica imediatamente convocado a responder sem a necessidade de “botões de acção”. Sem a concorrência de outras solicitações, durante o tempo de leitura. Simplesmente porque um email interessante, uma carta bonita se quiserem, merece resposta. Porque é simplesmente, boa educação.

  1. Mede-se = Gere-se

O email é o um dos melhores canais para medir o desempenho e as métricas, para perceber se estamos a ir ao encontro dos objectivos da campanha. A taxa de entrega, taxa de abertura e taxa de cliques são algumas das métricas principais que se podem analisar no email marketing, juntamente com testes A/B, tempos de leitura, eficácia de CTA’s, etc. E se dá para medir, dá para gerir. Empodera. Permite avaliar se vale a pena. E isto é muito mais do que normalmente lhe oferecem em outros meios.

  1. Memória

O email pode ser guardado, transportado, partilhado ou até mesmo arquivado, como uma revista ou um livro. Pode ser lido e relido. Deixa uma memória para mais tarde recordar ou pode ser transformado numa tarefa para mais tarde realizar. Sem perda de qualidade. Sem custos. Ou seja, gera múltiplas oportunidades para a ter a atenção do receptor sem o tratar como um idiota com memória de peixe.

  1. Multimedia

O email marketing, como canal, permite a utilização de conteúdos escritos, imagem, video e animações como qualquer outro canal mais recente. Ou seja, tem-se mostrado tecnologicamente flexível e suporta toda a vasta gama de recursos de captação da atenção do receptor que as outras plataformas utilizam.

  1. Rastreável.

É desagradável ser abordado de forma pessoal e depois… não saber nada sobre quem nos contactou. Ou porque sabe bem saber depois quem foi o desconhecido que ofereceu flores. O email marketing permite rastrear o emissor. Responder. Recontactar. Permite partilhar detalhes de contacto por outros canais, sem a necessidade de resposta imediata. Gera confiança. Outras ferramentas mostram muito maior opacidade e por vezes é mesmo quase impossível ter um telefone de contacto para responder a uma abordagem inicial.

  1. Como eram 10…. Inovador e disruptivo

Esta agora apanhou-vos. Já na sua idade adulta, 3 décadas depois da generalização, o email pode ser inovador e disruptivo? Pode. A integração de novas tecnologias com o email está a torná-lo cada vez mais eficaz. Deixamos alguns exemplos: 1) facturas electrónicas inteligentes, interactivas e que permitem automação e acções one-clique; 2) emails que integram conteúdos com os quais se interage por toque no ecrã; 3) integração do mail com a gestão de projectos e tarefas, sem perda do mail como elemento de validação de base. Porque ninguém lhe vai enviar comunicação importante, oficial, por skype ou whatsapp para já (análises clínicas, facturas, propostas, etc.)

 

Por isso, perceba se a sua comunicação por mail está bem estruturada, bem escrita, se é interessante e se transmite o que quer dizer.

Porque ainda vamos ter email durante muito tempo. E vai ser cada vez melhor, mais funcional e mais integrado nas nossas vidas.

 

 

Decida como o quer usar de forma a beneficiar o seu negócio.

E bons negócios.

 

 

 

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