Definir uma estratégia de Content Marketing consistente

Leadership And Learning

Não existe uma receita instantânea para marketing de sucesso. Uma acção única e isolada não irá garantir seguidores da sua marca apenas por si só e o mais certo é que acções dispersas de marketing se tornem custos sem retorno adequado, sem tradução imediata na criação de novos clientes.
As estratégias de marketing têm de ser definidas de forma estruturada e calendarizada, criar ritmos de trabalho e rotinas de comunicação. De forma a enquadrarem-se na estrutura de trabalho da sua empresa e a criarem a expectativa e a confiança do retorno no seu universo de clientes.
No marketing online passa-se o mesmo, mas de forma mais urgente. A informação na internet cresce exponencialmente a cada dia que passa, os seus clientes têm um acesso privilegiado a qualquer um dos seus concorrentes, estejam eles onde estiverem. Têm de existir um esforço constante em manter o destaque da sua empresa.
E não existem soluções fáceis e rápidas. Uma reestruturação do seu website consoante as últimas regras do SEO não lhe irá garantir uma posição de destaque permanente nos motores de busca, envios esporádicos de campanhas publicitárias por email não se irão destacar so spam diário que inunda as caixas de email.
É necessário criar uma presença, informação relevante para as necessidades dos seus clientes. Por content marketing entende-se a divulgação regular de informação de forma a criar uma ligação relevante para o seu mercado, não necessariamente de forma publicitária. Pode ser texto, videos, infográficos, entrevistas – desde que se relacione com a sua área de negócio e que seja informação que possa ser útil para o seu receptor.
Estas actividades têm de criar uma expectativa de regularidade no seu cliente. Escrever uma notícia por semana e publicá-la no seu website, partilhá-la nas redes sociais. Enviar uma newsletter por mês. Uma campanha de email marketing de dois em dois meses. Infográficos, entrevistas. Material informativo enviada de forma regular de forma a colocar a sua empresa como um nome relevante na sua área de mercado, com provas dadas de conhecimento e experiência.
Estas actividades usarão algumas horas de trabalho da sua empresa, irão requerer uma rotina que não deverá falhar, esforço de pesquisa e de criação de conteúdo. E os resultados não aparecerão de um dia para o outro. Mas crescerão exponencialmente ao longo dos meses. E subitamente ficará surpreendido ao dar-se conta de que clientes entrarão em contacto consigo em resposta à sua newsletter, farão share dos seus conteúdos nas redes sociais, falarão da sua marca. E o retorno começará a ser muito superior ao esforço investido.
Cristina Dias
Business Development @ Selmax

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