A importância de uma base de dados comercial

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A lista de contactos da sua empresa pode ser muito mais do que um conjunto de nomes, telefones e emails. Seja de clientes actuais, clientes que já foram no passado e aqueles que ainda não são: considere cada um desses contactos como um possível futuro cliente para a sua empresa. Essa lista pode servir de base à maioria das suas actividades de vendas, marketing e comunicação.

Muitas vezes estas listas de contactos são já antigas: muitas empresas já mudaram de instalações, outras mudaram de directores. É importante que essa base de dados esteja actualizada para que possa manter um contacto directo com as empresas que podem vir a ser suas clientes. Esse trabalho de actualização poderá ser realizado por empresas parceiras a um custo do valor necessário ao usar recursos internos: os seus empregados poderão não ter a disponibilidade de o fazer e a tarefa acaba por ser permanentemente adiada.

Com esta lista de contactos poderá enviar notícias, comunicados, promoções: toda a comunicação e estratégia de marketing da sua empresa poderá ser direccionada para esta base de dados. Pode enviar em segundos um breve email onde divulga o seu novo serviço e instantâneamente dá-lo a conhecer a um vasto universo de possíveis clientes – será que tem os emails correctos das empresas às quais pretende divulgar?

Por vezes as bases de dados existentes internamente nas empresas são pequenas, limitadas e desactualizadas. Faz sentido, para quem quer expandir o seu negócio ou explorar uma nova área de mercado, desenvolver uma base de dados de empresas com contactos para que depois possa facilitar a actividade comercial da sua empresa. Poderá basear nessas bases de dados actividades de lead generation e de CRM que irão optimizar o tempo e a eficácia da sua equipa comercial.

Se considera que poderia beneficiar de um aumento do número de contactos na sua base de dados interna considere solicitar cotações a empresas especialistas na área de prospecção de mercado. Informe-se dos campos fornecidos na informação (email, telefone, morada, nome do director) e pondere fazer essa aquisição: irá poupar muito tempo na prospecção de novos clientes e terá uma base de trabalho que lhe irá fornecer muitas oportunidades de divulgação dos seus serviços.

 

Cristina Dias
Business Development @ Selmax

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